Fonte: Agência Nacional de
Saúde Suplementar (ANS) – 04.04.2014
Com o objetivo de
estabelecer um canal de diálogo permanente entre operadoras e prestadores de
serviços de saúde e, dessa forma, desenvolver mecanismos que induzam estes
agentes a priorizar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores, a
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instituiu o Comitê de Incentivo às
Boas Práticas entre Operadoras e Prestadores (COBOP).
As ações do COBOP incluem,
prioritariamente, a inserção de indicadores essenciais no monitoramento das
boas práticas, como a ampliação da assistência em rede credenciada qualificada
e a adequação dos processos relacionados à cobrança e pagamento dos
compromissos assumidos pela operadora com o prestador, entre outros.
As boas práticas consistem
no conjunto de ações adotadas por operadoras de planos de saúde e prestadores
de serviço para resolução de conflitos a fim de proporcionar maior qualidade na
assistência à saúde. A minuta da Resolução Normativa referente ao tema foi
submetida à participação da sociedade por meio de câmara técnica, audiência
pública e consulta pública, tendo essa última recebido mais de mil
contribuições.
Além do corpo técnico da
ANS, o comitê também conta com representantes do setor e de instituições,
inclusive de ensino, que possuem experiência e conhecimento sobre o assunto.
“Os programas voltados à
aferição da qualificação de prestadores, ao desenvolvimento de novos modelos de
remuneração e ao incentivo à adoção de boas práticas nas relações entre
operadoras e prestadores passaram a ocupar lugar de destaque, tendo em vista um
dos objetivos centrais da ANS no que concerne à melhoria da qualidade do
atendimento aos beneficiários de planos de saúde”, ressaltou a gerente de
Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Gina Régnier.
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