Queixa
mais frequente em 2013 foi em relação à cobertura do plano
O Estado de S. Paulo – 10.01.2014
RIO - O número de reclamações contra planos de
saúde registrados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS) em 2013
aumentou 31% em comparação com 2012, segundo dados divulgados nesta
sexta-feira, 10, pela agência. No ano passado foram recebidas 102.232
reclamações de clientes, enquanto em 2012 haviam sido 78.061.
A reclamação mais frequente foi em relação à
cobertura do plano, com 74.061 queixas (23,5% a mais que em 2012, quando houve
59.938 reclamações). Os outros aspectos mais reclamados foram contratos
eregulamentos (20.310 registros) e mensalidades e reajustes (4.952).
No início de 2013 a ANS ampliou a capacidade de
recepção de ligações simultâneas ao Disque ANS. Segundo a agência, em 2013
também aumentou o número de reclamações resolvidas por meio de mediação feita
pela ANS entre operadoras e consumidores, sem necessidade de abrir processos. O
índice saltou de 78% dos casos, em 2012, para 82,6% no ano passado. "De
cada 5 reclamações recebidas, 4 foram resolvidas por mediação de
conflitos", destacou a ANS.
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