25 de setembro de 2013

Via Legal: serviço público de saúde não consegue atender demanda por cirurgias bariátricas



Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) - 25.09.2013

Uma fila que não para de crescer. A cada dia, mais brasileiros são incluídos na lista de espera pela cirurgia bariátrica. O repórter Marcelo Magalhães esteve em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, para mostrar a luta de um homem que fez de tudo para recuperar a saúde e a qualidade de vida. O personagem dessa história pesava 160 quilos, tinha problemas sérios e uma recomendação médica para ser operado com urgência. Mesmo assim, ele precisou recorrer à Justiça para ser submetido à operação.
  
Apesar das falhas graves na prestação do serviço público de saúde, o Brasil pode se orgulhar do tratamento oferecido a quem tem o vírus HIV. O fornecimento gratuito de remédios, considerados essenciais, é referência no mundo inteiro. Erica Resende mostra que essa conquista só foi possível depois de muitas brigas e disputas judiciais. Hoje, cerca de 220 mil brasileiros são submetidos ao tratamento contra a Aids.

O programa desta semana também fala de um tipo de punição que pode ajudar a resolver o problema da superlotação nas cadeias, e ainda aumentar as chances de ressocialização dos condenados. As penas alternativas são a aposta do Judiciário para tentar diminuir um número impressionante: hoje, o sistema prisional brasileiro tem um déficit de 250 mil vagas. Edna Nunes esteve em Fortaleza, no Ceará, para mostrar um exemplo bem sucedido da aplicação desse tipo de punição.
    
Do Rio de Janeiro, Bernardo Menezes fala sobre a decisão que proibiu o bloqueio de rodovias como forma de protesto. Neste caso, a Justiça Federal levou em conta os prejuízos econômicos provocados por esse tipo de manifesto e o desrespeito ao direito de circulação dos demais motoristas. A última paralisação foi organizada por empresários e caminhoneiros que acabaram sendo condenados a pagar R$ 6 milhões por terem ignorado a ordem judicial.  O caso chama atenção para os limites de um direito constitucional: a liberdade de manifestação. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça

Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS

Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura

Sábado – 7h30min

Na TV Brasil

Sábado – 8h30min

Fonte: Imprensa CJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário