Fonte: Fundação Procon SP –
22.08.2013
A Fundação Procon-SP, órgão
vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São
Paulo, divulga o ranking dos dez fornecedores da área de saúde que mais geraram
demandas no órgão, no primeiro semestre deste ano.
O segmento ocupou o sexto
lugar entre os mais reclamados, com 6.550 atendimentos registrados na Fundação
Procon-SP entre pedidos de orientação e queixas contra a operadora ou
administradora de benefícios. (veja aqui a lista)
Para o diretor executivo da
Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o custo é muito alto para o consumidor e
o retorno, muitas vezes, difícil. "Passados 15 anos do marco regulatório
do setor, com a edição da Lei nº 9.656/98, continuam os sérios problemas de
acesso aos serviços médicos assistenciais e de aplicação de elevados índices de
reajuste, com especial vulnerabilidade dos consumidores de planos coletivos,
que não contam com adequada proteção da legislação e da própria Agência".
Consumidores que reclamaram
no Procon-SP enfrentaram problemas como:
Cobertura Assistencial: excessiva e injustificável demora em autorizar procedimentos;
negativa total ou parcial de cobertura ou reembolso quer seja com base no Rol
de Procedimentos editado pela ANS, quer com base em discutíveis cláusulas
contratuais de exclusão ou em interpretações unilaterais (alegação de
preexistência de doença/urgência e emergência);
Rede Assistencial: impossibilidade de marcação de consultas ou exames; não cumprimento
de prazos máximos para atendimento (consultas, exames, cirurgias); alterações
na rede credenciada; imposição de restrições ao direito de escolha, garantido
contratualmente;
Reajustes de faixa etária
em desrespeito ao estatuto do idoso; reajustes com base em
índices de sinistralidade; aposentado ou demitido - dificuldades na manutenção
do plano;
Cancelamento do plano sem
prévia notificação; erros no boleto; atrasos no envio de
boletos ou carteirinhas e guia médico; multa excessiva por atraso nos
pagamentos; cobranças após rescisão do contrato, entre outros. Neste item,
continuamos a destacar a empresa QUALICORP, que atua como administradora de
benefícios em planos coletivos, que passou a ocupar a 2ª colocação do ranking e
contra a qual foram computadas 176 queixas no período.
Plano de metas
Assim como empresas de
outros setores que mais geraram reclamações no Procon-SP em 2012, os grupos
Unimed Paulistana, Amil e Greenline foram convocados para apresentar um
"Plano de Metas" ao Procon-SP, com o objetivo de reduzir o número de
queixas do consumidor e aumentar a solução dos casos já registrados no órgão.
As três empresas comprometeram-se a alcançar solução de 80% dos casos
registrados logo no primeiro atendimento.
O consumidor que tiver
dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou
um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h,
nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha.
Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo
Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de
Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste,
São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC
Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes
o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação
pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço:http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp.
O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro
problema de consumo.
Na Grande São Paulo e
interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o
trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
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Dicas e orientações sobre
defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
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